Post-it® oferece uma gama de ferramentas para despertar a melhor experiência colaborativa entre seus colegas. No entanto, sabemos que a colaboração não está simplesmente limitada às ferramentas — e nem a um punhado de técnicas. Para oferecer novas perspectivas sobre a colaboração e seus benefícios, nos unimos com a IDEO.org - uma organização sem fins lucrativos dedicada a amenizar a pobreza - para demonstrar como o design centro nas pessoas e os produtos Post-it® podem fomentar grandes ideias.
Tempo sugerido: 1-3 horas
O que você vai precisar: Canetas, notas Post-it®, um lugar para se encontrarem.
Você falará com várias pessoas ao longo de seu projeto e uma sessão de co-criação serve como uma ótima maneira de obter feedback sobre suas ideias. O propósito de uma sessão de co-criação é reunir o grupo de pessoas para quem você está projetando e trazê-los para desenvolver conjuntamente. Você não apenas ouve o que dizer — você está capacitando-os a se juntar à equipe. Você pode co-criar serviços, investigar como as comunidades funcionam, compreender como divulgar sua solução e muito mais. Uma comunidade é mais propensa a adotar uma prática ou serviço que ajudou a criar e, além disso, você conseguirá intuições valiosas sobre todos os aspectos de sua solução.
O primeiro passo é identificar quem você quer em sua sessão de co-criação. Talvez seja um conjunto de pessoas que você já entrevistou. Ou pode ser um grupo social em particular, como adolescentes, mulheres agricultoras ou pessoas desempregadas.
Uma vez que já saiba quem você quer, encontre um espaço para a reunião, consiga os suprimentos necessários (normalmente canetas, produtos Post-it®, talvez materiais artísticos), e convide as pessoas a participar.
Obtenha o máximo de suas sessões co-criativas com atividades como Brainwriting, técnica de grupo nominal (TGN) e mapeamentos mentais para envolver o grupo na solução do problema.
Atente ao feedback que ser grupo lhe der. O objetivo não é só o de ouvir as pessoas, é fazer com que elas projetem com você. Certifique-se de que você está tratando seus parceiros de co-criação como designers, não como alvos de uma entrevista.
Nascida em 2011 da empresa global de design e inovação IDEO, a IDEO.org é uma organização sem fins lucrativos registrada 501 (c)(3) e dedicada a amenizar a pobreza através de um design focado no ser humano. A IDEO.org acredita que, compreendendo e trabalhando junto com aqueles que possuem maiores necessidades, nós podemos projetar soluções que geram prosperidade. Se unindo a organizações sem fins lucrativos, companhias sociais e fundações, a IDEO.org pratica o design focado no ser humano para solucionar alguns dos problemas globais mais intrincados. Visite IDEO.org e o Kit de Design para aprender mais sobre o design focado no ser humano.