Mesmo tornando-se produtos universais, o seu início foi cheio de incertezas. Olhando para trás, o nascimento do nosso fenômeno amarelo-canário nos remete a uma importante lição: a transpiração é tão importante quanto a inspiração quando se trata de dar vida a uma ideia.
Um cientista da 3M, Dr. Spencer Silver, estava pesquisando adesivos no laboratório. Durante o processo, ele descobriu algo peculiar: um adesivo que se fixava suavemente em superfícies, mas não colava totalmente sobre elas.
"O desenvolvimento de novos adesivos era parte do meu trabalho como pesquisador, e
O que o Dr. Silver descobriu foi algo chamado micro-esféras que retinham sua aderência, mas com uma "característica de remoção", permitindo facilmente a remoção do adesivo de uma superfície.
Durante anos, o Dr. Silver se esforçou para encontrar uma finalidade para sua invenção. Mas isto não o impediu de divulgar os méritos de sua criação para a colegas.
"Fiquei conhecido como o Sr. Persistente porque nunca desisti."
Enquanto isso, Art Fry, outro cientista da 3M, estava frustrado. Toda quarta-feira a noite durante o ensaio do coral de sua igreja, ele usava pequenos pedaços de papel para marcar os hinos que iriam cantar na próxima missa. No Domingo, ele descobria que todos os pedaços de papel haviam caído do livro de hinos.
Ele precisava de uma marcador de páginas que aderisse ao papel sem danificar as páginas.
Relembrando um seminário do Dr. Silver sobre micro-esféras em que esteve presente, ele teve o que agora chama de seu momento eureka. "Aquele momento em que você sente a adrenalina subir"
Junto com o Dr. Silver, começaram a desenvolver o produto. Ao escrever mensagens em seu novo bloco de notas para se comunicar no escritório eles descobriram todo o potencial da ideia.
O Dr. Fry decidiu transformar a matriz da 3M o seu campo de testes.
A 3M lançou inicialmente o produto em quatro cidades com o nome Press´n Peel com resultados variados.
O time de marketing decidiu colocar o produto diretamente nas mãos dos clientes. O imenso esforço de amostragem, conhecido como a Blitz de Boise devido ao lançamento na cidade de Boise, no estado de Idaho, foi um grande sucesso. Noventa por cento dos que experimentaram disseram que comprariam o produto.
Os marcadores se espalharam "como um vírus", diz o Dr. Fry. "O produto sempre teve uma auto publicidade, pois os clientes colavam os marcadores ao enviar documentos, despertando a curiosidade dos destinatários. Eles olhavam para o marcador, descolavam e brincavam com ele, para depois sair e comprar um bloquinho.
O Dr. Silver disse que, como muitas outras invenções inovadoras, a deles era um produto que ninguém pensou que um dia iria precisar, até que este dia chegou.
No dia 6 de abril, o herói de Dr. Silver e Dr. Fry chegou às lojas dos Estados Unidos com o nome de blocos Post-it.
Lee Iacocca e outros CEO´s listados no ranking da Fortune 500 escreveram mensagens dizendo o quanto haviam gostado do produto. Os bloquinhos Post-it foram lançados no Canadá e Europa.
O Dr. Fry foi agraciado com o mais alto título técnico da companhia, pesquisador corporativo. "Minha maior recompensa é ver tantas pessoas usando e apreciando meu produto", diz ele. O Post-it Flags é apresentado como uma nova e colorida ferramenta para organizar, etiquetar e indexar páginas.
São lançados os blocos para cavalete Post-it. As sessões de brainstorming nunca mais foram as mesmas.
Após 28 anos na companhia, Spencer Silver, co-fundador dos blocos Post-it, se aposenta da 3M com mais de 22 patentes registradas em seu nome.
O Dr. Silver e o Dr. Fry encerraram suas carreiras na 3M alcançando as mais altas honrarias por suas pesquisas, bem como inúmeros prêmios dentro da engenharia internacional.
As personagens principais do filme Romy e Michele alegavam ter inventado os blocos Post-it desde sua formatura.
Os blocos Post-it são vendidos em mais de 100 países. O agora famoso adesivo Post-it continua a ser utilizado em diversos produtos 3M.
São apresentados os blocos Post-it Super Sticky, com um adesivo mais forte que adere melhor a superfícies verticais e rugosas.
Em um episódio da série Sex in the City, o namorado de Carrie termina com ela usando um bilhete Post-it.
Após seu lançamento, as canetas marca texto Post-it Flag recebe elogios de estudantes por ser uma caneta marca texto e um dispenser em um único produto.
Os blocos Post-it comemoram seu 25º aniversário.
No final da temporada da série Grey´s Anatomy, o casal Meredith Grey e Derek Shepherd escreveram seus votos de casamento em bilhetes Post-it.
O bloco Post-it Super Sticky Full Adhesive é lançado. Agora, aqueles que preferem os blocos Post-it em qualquer lugar podem utilizá-los em cadernos e laptops. Assim, um bloco de notas está sempre à mão.
A apresentadora Oprah Winfrey utilizou o marca texto Post-it Flag no episódio "A Face por trás do Nome". O Designer de Produto da 3M, David Windorski, foi chamado ao palco durante o programa.
O Post-it Big Pad é apresentado
Com a mudança para ambientes de trabalho mais colaborativos, o tamanho maior do bloco ajuda os profissionais a visualizarem suas ideias e a trabalharem com suas equipes de maneira mais eficiente.
A marca Post-it se une à Evernote, o aplicativo de notas organizacionais. Utilizando a câmera do seu smartphone você pode agora fotografar, salvar e compartilhar suas notas Post-it, além de criar auto-tags, lembretes e anotações. Com o Evernote, seu bloco Post-it está sempre na ponta dos dedos, digitalizado, categorizado e organizado como você quiser.
Os blocos Post-it estão disponíveis em mais de 150 países. Ao todo, são mais de 4000 produtos Post-it.
O Dr. Silver ficou impressionado ao ver o Post-it em filmes, mosaicos artísticos e na vida diária de milhões de pessoas. "O fato do produto se tornar um sucesso explosivo é mais do que eu jamais esperava."
Evernote é marca registrada da Evernote Corporation 3M, Post-it e a cor Amarelo Canário são marcas registradas da 3M. © 3M 2014