1. Matriz de Crescimento - Participação BCG - Boston Consulting Group
webLoaded = "false" Loadclientside=No
webLoaded = "false" Loadclientside=No

Matriz de Crescimento - Participação BCG - Boston Consulting Group

O propósito da matriz BCG é identificar perspectivas de alto crescimento através da categorização dos produtos da empresa.

webLoaded = "false"

  • Instruções

    1. Desenhe um quadrado grande no quadro. O eixo vertical indica a taxa de crescimento do mercado, enquanto que o eixo horizontal indica a participação relativa no mercado.

    2. Divida o quadrado em quatro quadrantes iguais. Escreva o nome de cada produto em uma nota Post-it® separada. Para decidir em qual quadrante deve ir um produto, leve em conta a taxa de crescimento do mercado e a participação no mercado.

    3. O produto cairá em uma das quatro zonas, determinando assim seu potencial e sugerindo as ações seguintes a serem realizadas. Estas zonas são ”Interrogação”, “Estrela”, “Abacaxi” e “Vaca Leiteira”.

  • Ação estratégica

    As Estrelas são produtos com a melhor participação no mercado e os que geram a maior quantidade de efetivo. É aconselhável investir nas Estrelas.

    As Vacas Leitieras são os líderes no mercado e geram mais efetivo do que consumem. É aconselhado às empresas investir nas Vacas para manter seu atual nível de produtividade.

    Os Abacaxi são produtos com uma baixa participação no mercado e uma baixa taxa de crescimento. Estes produtos são os primeiros candidatos a serem descontinuados.

    As Interrogações são produtos com perspectivas de alto crescimento, mas com uma baixa participação no mercado. Devem ser analisados com cuidado para determinar se vale a pena o investimento que exigem para aumentar sua participação no mercado.

  • Você Sabia?

    A matriz BCG foi desenvolvida em 1970 por Bruce D. Henderson, fundador do Boston Consulting Group.


TAGS
    como_fazer_uma_matriz_de_crescimento como_fazer_uma_matriz_de_crescimento_e_participação crescimento_e_participação_no_mercado exercícios_de_colaboração matriz_para_crescer_um_negócio como_fazer_uma_matriz_BCG
    Outros Sites 3M
    Siga-nos
    3M e Post-it são marcas registradas da 3M
    Mudar localização
    Brasil - Português