Às vezes, a melhor maneira de resolver um problema é olhar para ele de uma maneira nova. Uma árvore lógica ou de decisão pode ajudá-lo a resolver um problema, ao separar as possíveis soluções em partes, e levando essas partes à novos caminhos.
O processo de criação de uma árvore lógica é simples – analisar o problema ou pergunta, oferecer soluções ou respostas e gerar ideias sobre como realizá-los. Aqui está um exemplo para começar:
O pensamento reverso pode forçar uma equipe pequena que está focada em um problema há um longo tempo a pensar nele de uma maneira completamente diferente - e chegar a um amplo leque de novas ideias que podem ajudar a solucioná-lo.
Reformule a pergunta, de forma a procurar por mais maneiras de criar problemas, em vez de soluções.
EXEMPLO: Como podemos conseguir mais assinantes para o nosso boletim informativo?
REFORMULANDO: Como podemos fazer com que pessoas deixem de ser assinantes de nosso boletim informativo?
Oferecer respostas possíveis. Escolha pelo menos duas, porém mais que isso pode iluminar diversas possibilidades.
Elabore suas soluções. Quais são suas partes mais importantes? Alguns dos seus caminhos de lógica podem terminar aqui, sem problemas. Mas vá mais fundo, se necessário.
Vá direto ao ponto. Como tornar suas soluções uma realidade?
Lembre-se, nem toda parte de sua árvore lógica terá informações para todo passo – alguns níveis da árvore lógica terminam rapidamente, enquanto outros se estendem muito mais longe. Ajuda caso você mantenha sua árvore lógica em um formato flexível, no qual você pode mover as partes ao redor - que é, naturalmente, onde as notas adesivas Post-it® podem realmente vir a calhar.