1. Dando o controle da sala de aula aos alunos
Giving students control of the classroom

Dando o controle da sala de aula aos alunos

Acompanhe enquanto Nicholas “O professor Nerd” Provenzano propõem ideias e intuições para auxiliar os estudantes, pais e professores a aprender de maneira mais produtiva durante todo o ano.


  • Ultimamente, tenho pensado sobre meus objetivos de aprendizagem. Eu vou buscar a classificação Altamente Eficiente em minha avaliação e enquanto venho apresentando bom desempenho em diversas categorias, existem algumas que ainda precisam ser melhoradas. Uma dessas áreas é o papel dos estudantes na minha sala de aula. Sou a favor de permitir as escolhas dos estudantes, mas eu queria explorar outros tópicos nos quais poderia dar voz aos alunos. Os objetivos de estudo me pareceram um bom tópico.

  • Tradicionalmente, sou eu quem decide o foco de cada aula, capítulo e como os estudantes irão abordar certa parte do material do curso. Eu coloco essas informações no Evernote e compartilho com os alunos no início da aula. Sinto que esta é uma abordagem bastante normal para muitos professores ao montar uma aula, mas fazer com que os alunos selecionem os objetivos de aprendizagem acabou sendo muito mais fácil do que eu esperava.

  • Nós estávamos começando o nosso capítulo de Emily Dickinson e eu queria que meus alunos fizessem uma pesquisa sobre a vida dela. Eu dei aos alunos oito partes da vida da vida dela a serem exploradas (infância, educação, religião, saúde, relacionamentos, família & social, vida adulta, carreira e morte). Os estudantes dividiram cada uma das áreas com os demais na mesa e passaram o período da aula pesquisando. Eles deveriam vir para a aula do dia seguinte e compartilhar suas descobertas.

  • No dia seguinte, os alunos foram instruídos a discutir suas descobertas e decidir sobre quais seriam os cinco eventos mais influentes na vida de Emily Dickinson. Eles tinham que anotar estes cinco eventos nas notas superadesivas Post-it® que estavam sobre suas mesas.

    No dia seguinte, os alunos foram instruídos a discutir suas descobertas

  • Os alunos discutiram suas pesquisas e começaram a escrever seus pensamentos sobre os eventos. Assim que eles terminaram, eles tiveram que colocá-los quadro. Eu havia montado o quadro com cinco espaços que correspondiam a cada uma das cores disponíveis nas notas super adesivas Post-it® que foram distribuídas. Foi muito bom ser capaz de codificar por cores a informação, usando as notas super adesivas Post-it®.

    Os alunos discutiram suas pesquisas

  • Os estudantes discutiram sua pesquisa e começaram a escrever suas ideias sobre os cinco melhores eventos Depois que todas as ideias foram colocadas no quadro, a classe olhou para elas e discutiu todas. Cada turma tinha suas próprias ideias e explicaram os eventos de maneiras diferentes. Isso tornava a aula cada vez mais interessante para mim, em vez de levar à mesma discussão diversas vezes. Isso realmente permite aos estudantes assumir uma postura de liderança e este foi o foco de todo esse exercício.

    Os estudantes discutiram sua pesquisa e começaram a escrever suas ideias sobre os cinco melhores eventos

  • Depois que todas as ideias estavam no quadro, a sala olhou e discutiu todas elas. Quando a poeira assentou, diferentes turmas tinham escolhido objetivos de aprendizagem diferentes. Os alunos estão mais aplicados na discussão da classe porque foram eles que montaram os objetivos de aprendizado. Eles que vão conduzir a discussão de classe, já que eles sabem exatamente como é que vão abordar o tema, porque escolheram isso. Vejo isso como uma ótima maneira de envolver mais os estudantes na condução das aulas e estou ansioso em tentar com outros capítulos.

  • Ferramentas usadas:

    As notas adesivas Post-it® sempre foram uma grande parte da minha vida. Eu uso elas para tantas coisas diferentes que fico sem tempo para repassar tudo. As notas super adesivas Post-It® permitiram que eu obtivesse informações sobre meus alunos, fazer com que eles compartilhassem com o restante da mesa e, depois, colocassem tudo no quadro para um agrupamento fácil. As notas super adesivas Post-it® foram perfeitas e ficaram firmes no quadro branco no fundo da minha sala. Eu acredito que professores de todos os lugares usam notas adesivas Post-it® e que existem milhares de maneiras divertidas e criativas de usá-las na sala de aula.

  • I am a compensated 3M-sponsored blogger. Opinions are my own and additional products used in the project were selected by me.


  • Nicholas

    Nicholas “O professor nerd“ Provenzano é um professor certificado pelo Google, que ganhou elogios pelo seu uso de técnicas inovadoras e colaborativas dentro da sala de aula. Acompanhe suas ideias em www.thenerdyteacher.com.

educação estudante organização pais_ideias_para_auxiliar_os_estudantes professores aprender notas_super_adesivas

TAGS

    • NOTAS SUPER ADESIVAS POST-IT®

      As notas super adesivas possuem uma tecnologia 2x mais adesão do que o bloco Post-it® original. Ideal para colar em superfícies verticais.
    • MARCADORES DE PÁGINA ADESIVO POST-IT®

      Use-os para marcar as páginas que deseja copiar, e eles permanecem até que você decida removê-los

    • PORTA POST-ITt® PARA BLOCOS DE NOTAS ADESIVAS

      Suporte para bloco de notas Post-it® Refil Puxa Fácil garante facilidade permitindo retirar uma folha com uma mão só.


    Outros Sites 3M
    Siga-nos
    3M e Post-it são marcas registradas da 3M
    Mudar localização
    Brasil - Português