O retorno à escola pode ser emocionante para a maioria das crianças, mas traumático para outras. É natural que as crianças sintam ansiedade, especialmente se estiverem mudando de escola, são novas na cidade, tiveram uma experiência negativa no ano passado ou são tímidas.
Embora os pais não possam estar lá para resolver cada problema, há maneiras de ajudá-los a se sentirem mais seguros e preparados para o primeiro dia de escola, como ouvir suas preocupações, antecipar inquietações e oferecer soluções.
À medida que os estudantes avançam para um nível acadêmico superior, a maior carga de trabalho e um nível de aprendizado mais alto podem ser as duas principais fontes de ansiedade ao iniciar um novo ano escolar. Os pais podem incutir hábitos de estudo positivos desde pequenos e equipar as crianças com as ferramentas adequadas para o sucesso, para que estejam preparadas para os novos desafios acadêmicos ao entrar no ensino médio, ensino médio e na universidade.
Outra fonte de estresse pode ser uma nova rotina escolar e a disposição física do local. Isso pode ser resolvido visitando a escola, fazendo um tour online, imprimindo um mapa ou horário, ou consultando um manual escolar.